quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Casamento gay

Sócrates irá estar amanhã no Parlamento pessoalmente para defender o casamento gay. Já é conhecido também que o PS exerceu disciplina de voto para a votação sobre o casamento gay. Sócrates já disse que iria intrevir pessoalmente por forma a desmobilizar criticos da sua própria bancada. Entretanto o diploma apresentado pelo BE prevê já a adopção de crianças por casais homossexuais. Sócrates disse que era contra, para já (?).

Epá, eu independentemente da minha opinião - se querem saber digo já que sou contra o CASAMENTO entre seres do mesmo sexo, respeito e acho que deveriam ter um enquadramento legal que os contemplasse e termos fiscais, contributivos, civis, de segurança social, etc etc - reparem que são tudo aspectos laicos ao contrário do casamento que é religioso - ou seja, que civilmente houvesse registo da união de dois seres do mesmo sexo, mas não um casamento. - mas deixo uma pergunta:

NÃO HAVERÁ EM PORTUGAL COISAS MAIS IMPORTANTES PARA SEREM TRATADAS?

7 comentários:

D.J disse...

Epá claro que há, mas há sempre, tal como havia coisas mais importantes que o aborto, mas 1 dia da vida da assembleia da republica não é nada, não se deixam de debater as outras coisas por isso, a comunicação social é que dá mais enfase ao casamento Gay. Fazendo uma declaração de "voto" eu sou a favor, e o casamento religioso e co casamento civil são 2 coisas diferentes, o que eles querem é o contrato denominado casamento, não vejo porque é que não hão-de ter direito a isso

C.C. disse...

Como disse DJ sou favorável a uma união civil registada. Casamento é um termo religioso, apenas sou caontra nesse sentido.

O que quis fzer referência é tanta ânsia por parte do PM em querer garantir esta medida quando há medidas mais importantes para serem tomadas e numa altura de crise em que nos encontramos.

Mas se calhar, até pessoalmente, para Sócrates é importante, o homem se calhar ainda quer casar este ano.

Pronúncia disse...

C.C., casamento não é um termo exclusivamente religioso, é "um contrato entre duas pessoas que institui deveres conjugais" (definição que já li em vários dicionários).

Em Portugal o único casamento que é realmente válido. O casamento religioso não passa de uma cerimónia que apenas terá significado para quem opte por este sacramento.

Por isso não vejo o porquê de tanto alarido à volta deste assunto, se duas pessoas do mesmo sexo querem casar que casem, é um assunto que apenas diz respeito aos dois e a mais ninguém... daí eu ser a favor do casamento entre homossexuais.

Quanto à disciplina de voto, ela foi imposta para que os deputados do PS votassem contra as propostas do BE e dos Verdes, que previam a adopção de crianças por casais homossexuais.

D.J disse...

Casamento é um termo de origem religiosa, já deixou de ter exclusivamente essa designação há mt tempo...
Possivelmente é um assunto que lhe é querido...

C.C. disse...

Pronuncia,

permite-me discordar, casamento é um termo unicamente religioso, tendo no entanto sido adoptado pela linguagem corrente naquilo que não é mais que o registo de alteração de estado civil.

como já disse se duas ou dois homosexuais se quiserem juntar, tudo bem, que façam o IRES juntos impecável, que quando um morrer o outro seja herdeiro legal, claro que sim, agora fazerem um casamento? nao concordo, como diria Diácono Remédios... qualquer dia temos uma igreja com dois moçoilos um vestido de homem outra de Carmem Miranda casarem-se e a dançar a Macarena.... zzzzzzzzzzzzz

como disse só me faz alguma confusão tanta ansia pelo PS e pelo PM e tanta pressa para um assunto que me perdoem os gays e lésbica... não é de importancia de fundo para o país, digo eu.

Meireles disse...

Em termos religiosos o casamento pressupõe a junção de 2 pessoas com o objectivo de constituir família sendo estas 2 pessoas uma a figura de pai e outra a figura de mãe.

O civil é apenas um contrato não tendo necessariamente de se constituir família sendo reconhecido, no entanto, judicialmente.


Casamento gay em que 2 mulheres se vestem de noiva ou dois homens de noivos, epá acho uma palhaçada. Que tenham direitos e sejam reconhecidos judicialmente tudo bem.

Adopção por parte dos casais gays para mim é palhaçada.

Tou com CC fazerem uma cerimónia de casamento já não dá com nada.

Pronúncia disse...

C.C., claro que permito, mas continuo a afirmar que o termo não é religioso, caso contrário porque haveria várias definições?! Deixo aqui algumas:
- casamento religioso;
- casamento civil;
- casamento monogâmico;
- casamento poligâmico, entre muitos outros.

Casamento é o acto ou efeito de contrato entre duas pessoas, e cuja celebração poderá (ou não) ser religiosa.

Que eu saiba os homossexuais apenas pedem para poder celebrar esse contrato em termos civis e não em termos religiosos, o que aliás não teria cabimento, uma vez que a Igreja Católica, concebe o sacramento do casamento como destinando-se à procriação...

Então e os casais heterossexuais que não pretendem ter filhos, não se podem casar?!...