terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mercado de trabalho

Muito se tem falado sobre as novas leis do trabalho. Governo e parceiros sociais finalmente chegaram a acordo para que Portugal seja mais competitivo e conquiste a confianças externa. É verdade que será preciso muito mais para que sejamos merecedores de confiança, mas isto poderá ser um começo de uma desejável credibilidade. Devo dizer que concordo com grande parte das novas regras como por exemplo: a diminuição dos feriados, a possibilidade das pontes poderem ser descontadas nos dias de férias e a redução do período de três dias de férias que acrescem aos 22 dias, ao abrigo do Código do Trabalho de 2003 e hoje em vigor. Já quanto às indemnizações por despedimento tenho algumas dúvidas. Vivemos tempos difíceis e penso que o povo português está mal habituado. 25 dias de férias como prémio de assiduidade? Porquê? Mas afinal as pessoas são profissionais ou não? Acho que não é preciso ter nenhum incentivo para que se chegue sempre a horas ou que não se falte. As pessoas têm de ser responsáveis. Este governo tem tomado medidas impopulares mas obrigatórias, penso eu. O mal está feito, por muitos erros cometidos e por se ter vivido muito acima do que podíamos nos últimos 20 ou 30 anos. Portugal é um país pequeno e que precisa muito do exterior para se financiar e para subsistir, logo temos de ser comedidos com os gastos. Agora tem que se pagar pelos erros do passado. Só tenho pena que os responsáveis não sejam castigados mas isso neste país já não é de estranhar. Fala-se muito do abandono da CGTP das negociações, mas pergunto eu, quantos acordos assinou a CGTP com um qualquer governo? Isto não é uma prática comum desta entidade sindical? Pergunto-me porque ainda convidam estes senhores para discutir o quer que seja, quando à partida todos sabemos que estes senhores abandonam as reuniões sempre mais cedo! Uma vergonha...

Sem comentários: