quarta-feira, 6 de abril de 2011

FMI

Pronto, confirma-se o que há muito se sabe. Portugal tem que pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional. Não por culpa deste ou daquele mas porque mais cedo ou mais tarde isso teria de acontecer, era inevitável. Agora vamos ver o que advém daí, mais sacrifícios com certeza e duros cálculo. Devo dizer que estou bastante apreensivo em relação a toda esta embrulhada que vivemos. Será bom? Só sei que tem de ser e pronto. O mal já foi feito lá atrás e agora só nos resta entrar nesta batalha de cabeça e vencê-la.
Segundo os antigos ministros do Governo de Mário Soares o FMI quando entrou em Portugal em 1983 foi mais para garantir que as contas fossem consolidadas e que nada foi imposto a Portugal. Ora bem, já era nascido mas apenas com 2 anos não me lembro o que se viveu e se houve dificuldades ou não, mas naquela altura, segundo o que li, foi uma bênção a vinda do FMI. Será uma bênção ou uma maldição, no estado actual? Não sei o que pensar mas neste momento o que sinto é medo como nunca tive até hoje. Medo de as coisas piorarem ainda mais....Tenho um mau pressentimento. Para contrariar este meu pensamento negativo agarro-me às palavras de Mário Raposo, antigo Bastonário da Ordem dos Advogados:
"O FMI não é um papão, nem um invasor, e ao invés do que se pensa não mandará no Governo. Tudo estará em que o Governo - este ou qualquer outro - compreenda que não pode "enganar" a realidade e as responsabilidades que dela, e da sua função, resultam".

Sem comentários: