quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Discriminação

Para não falar só de coisas negativas. Recentemente tivemos o prazer da visita ao nosso blog do Prof.º Jorge, docente da cadeira de Construção da Cidadania do Instituto Técnico San Cayetano em Buenos Aires, Argentina. Nesse projecto, criaram um blog para chamar a atenção para o problema da discriminação aos mais diversos níveis. Convido-os a entrar no nodiscrimine.blogspot.com. Acho que é um projecto fantástico e serve de exemplo para se ensinar algo importante, de forma tão criativa que leva a que os próprios alunos se envolvam mesmo no projecto. Por fim deixo um pequeno comentário acerca da discriminação, em português e em espanhol (conforme prometi no blog nodiscrimine).
1) a discriminação, seja ela de raça, sexo, sexualidade, aspecto, social ou outra tem a sua base no desconhecimento das situações. O homem como qualquer animal reage aquilo que não conhece com medo, e esse medo provoca a irracionalidade do comportamento. É um instinto básico que já deveria ser sido controlado e eliminado com os anos de evolução do ser humano. Só assim se explica o facto de continuar a existir fenómenos de discriminação numa sociedade onde todos somos diferentes. Esperemos que a evolução do ser humano conduza à extinção desta aberração.
2) saludos a la Argentina y el blog nodiscrimine. La discriminación, ya sea de raza, género, sexualidad, apariencia, sociales o de otro tipo tiene su base en la ignorancia de las situaciones. El hombre reacciona como cualquier animal ao que no sabe, com miedo y el miedo conduce a comportamientos irracionales. Es un instinto básico que se ha controlado y debe ser eliminado con los años de evolución de los seres humanos. Sólo entonces se puede explicar el hecho de que sigan existiendo los fenómenos de discriminación en una sociedad donde todo el mundo es diferente. Afortunadamente, la evolución de los seres humanos llevar a la extinción de esta aberración. Un abrazo

3 comentários:

NO A LA DISCRIMINACION disse...

Hola amigo: Nos da grata sorpresa de tu comentario a cerca de nuestro blog. Igualmente no buscamos llenarnos de vanagloria; sino que la alegría se debe a que cada vez somos más los que apostamos a construir un mundo más fraterno, más humano y más solidario.
Y tu eres uno de ellos.
Tus palabras nos conmueven, confortan y nos da ánimo para seguir en este empredimiento.
Un enorme placer conocerte por este medio.
Un gran abrazo.

Olá Amigo: Estamos agradavelmente surpreendidos com o seu comentário sobre o nosso blog. Também não estão olhando para preencher vaidade, mas a nossa alegria é que cada vez mais que nós estamos a construir um mundo mais fraterno, mais humana e mais solidária.
E você é uma delas.
Suas palavras tocar-nos, dão-nos conforto e encorajamento a prosseguir nesta empredimiento.
Um enorme prazer conhecê-lo desta maneira.
Um grande abraço.

C.C. disse...

Fico feliz se de alguma maneira puder participar no tremendo trabalho que vocês fazem, nem que seja incentivando-os. Grande abraço e saudações da Portugal.

Me alegro de alguna manera es capaz de participar en el enorme trabajo que hacer, incluso si es alentador ellos. Abrazo y saludos de Portugal.

Ricardo Rodrigues disse...

Contra a discriminação! Os Cegos também têm direito a ser cirurgiões!!!

Contra la discriminación! Los ciegos tambien tienen el derecho de ser cirujanos!!!