segunda-feira, 17 de novembro de 2008

The Show Must Go On

Escrevi esta mensagem ao som desta música e se quiserem leiam-na ao som desta linda composição dos Queen...

Uma homenagem a uma das bandas que mais me marcou no passado, uma música que ainda hoje ouço e me arrepia por vários motivos. Uma conjugação de vários aspectos que a fazem única e poderosa, a mensagem transmitida conjugada com, para mim, a maior voz de todos os tempos e a altura em que foi escrita. Estou a falar dos Queen e a grandiosa voz de Farokh Bommi Bulsara, que adoptava como nome artístico Freddy Mercury.Escrita pouco tempo antes de morrer, esta obra prima está inserida no último e não menos majestoso álbum dos Queen que dá pelo nome de Innuendo. Uma música que transmite a força e o esforço do cantor em levar a vida para a frente mesmo sabendo que mais tarde ou mais cedo irá morrer, é uma reflexão sobre a vida e a morte eminente, uma mensagem de coragem, esforço e dedicação à vida. Para além da morte, o espéctaculo deve continuar...

Confesso que às vezes estou mais desanimado com tudo, sinto vontade de desistir de tudo, há dias assim...costumo procurar na músia as forças que por vezes me faltam e esta, sem dúvida, é a minha preferida para me levantar de novo. Porque razão nós temos, por vezes, vontade de desistir quando possuímos o maior bem que existe...saúde. Temos de ter prazer por estarmos vivos, temos que aproveitar enquanto cá estamos e usufruir de tudo enquanto podemos.Uma pessoa que sabia que não ia estar no mundo durante muito mais tempo não desistiu de viver! Que razões temos nós para, por vezes, estarmos descontentes com tudo? Ele estava bem pior e no entanto não desistiu e não se lamentava. Palavras dele: "Eu não fico parado em casa lendo livros, acho isso uma perda de tempo. Eu quero viver, e não fico me preocupando com isso, ou aquilo, ou o que vão pensar de mim. Sabe por que vivo tranquilo? Por que Deus cuida de mim. Ele cuida da minha alma e sabe o que fazer com ela."

Este videoclip foi lançado umas semanas depois da sua morte por isso houve necessidade de ir buscar imagens de Freddy Mercury a videos anteriores da banda, é uma passagem que vai do inicio ao fim da viagem dos Queen e do próprio Freddy Mercury, a degradação da sua vida e da sua própria imagem também ajudou a este recurso.

No dia 23 de Novembro de 1991 ele faz uma declaração pública e uma despedida: "Bem, resolvi confirmar ao público as suspeitas que a imprensa vem levantando há algumas semanas: eu sou HIV positivo, e venho lutando contra essa doença há alguns anos. Espero que daqui prá frente todos se consciencializem e se unam para enfrentar esse terrível mal." No dia seguinte, dia 24 de Novembro, Farokh Bommi Bulsara deixa-nos orfãos da sua voz e do seu talento...

Aqui vos deixo frases de artistas de bandas bem conhecidas do mundo da música:

"Quando estou atrás do palco e as luzes se apagam e o ruído maníaco da multidão começa, não me afeta do jeito que afetava ao Freddy Mercury, que costumava amar, se deliciar com a adoração do público, que é algo que eu totalmente admiro e invejo.
- (Kurt Cobain em sua carta de suicídio)

"Se eu não tivesse conhecido as letras de Freddy Mercury quando era garoto, não sei onde eu estaria hoje. Foi ele quem me ensinou sobre todas as formas de música, e abriu a minha mente. Nunca houve um maior professor em minha vida".
- (Axl Rose)

"Há pouca gente por trás do glamour que realmente são grandes performers. É muito estranho ser um músico de sucesso e conseguir projetar-se com confiança. Freddie tinha isso tudo, e há muitos poucos como ele"
- (Robert Plant, Led Zeppelin)

"Freddie era uma das poucas pessoas que conseguia ter uma multidão inteira na palma de sua mão"
- (Kirk Hammet, Metallica)

A frase que fica para a história é: The Show Must Go On. Após desilusões e contratempos das nossas vidas, o espectáculo da vida deve continuar, temos que continuar a dar e a fazer o espectáculo...

13 comentários:

C.C. disse...

O Kurt Cobain e o Robert Plant já adoptaram o novo acordo ortográfico luso-brasileiro? Lol. Estou a brincar contigo! Bom post.

Insano disse...

O c.c. estragou-me o fim do meu comentário ao antecipar-me, pelo que começo por aí, pelo fim:

"E eu que andei estes anos todos sem saber que o Kurt Cobain, o Axl Rose e o Robert Plant eram brasileiros"

Feita a piadola, devo referir que o Freddie tinha uma grande vantagem. Já sabia o que o esperava num futuro próximo e também no distante (visto que na altura ainda não existiam as bolas de cristal). Assim é muito mais fácil ser-se feliz e viver de forma plena. Também tu ou eu viveríamos plenamente se soubéssemos de antemão o que nos esperava. Não teríamos medo de nada e estarmo-nos-íamos nas tintas para tudo. Era uma maravilha.
Viver plenamente e ser absolutamente infeliz na incerteza da vida é lixado. E está ao alcance de muito poucos.
O emplastro consegue-o. Mas os pais dele são o Pinto da COsta e o Vítor Baía. E isso explica muita coisa.

C.C. disse...

Oi insano. Eu não era suposto comentar comentários do meireles mas neste caso vou abrir uma excepção. Muito sinceramente acho que ter a informação (concretize-se ou não isso depois é outra história) de que iremos deixar de viver brevemente, muito dificilmente conduz a uma vida fácil, feliz e de vivência plena, sem medo. Vive-se sim uma vida de angústia. Depois cada um reage de forma diferente!

Meireles disse...

Para esclarecer os senhores que estão a fazer piadas sobre o "abrasileirado" dos comentários, devo dizer k fiz copy paste de um artigo da net. Não me dei tb ao trabalho de traduzir para inglês os seus comentários pk é óbvio que estes senhores n eram brasileiros nem adoptaram o novo acordo ortográfico luso-brasileiro...não sei pk tanta implicancia com o "abrasileirado" da questão.
Discordo totalmente que saber que se vai morrer num futuro próximo facilite em alguma coisa a vida dessa pessoa mas opiníões são opiniões...enalteço sim a maneira como tudo foi encarado por Freddy Mercury que não se deixou abater pela doença e continuou a nos contemplar com a sua voz e os seus espectáculos como se nada passasse. É para mim uma atitude de louvar...daí a música k escolhi para o momento, acho k diz tudo.

C.C. disse...

Meirélis não tenhu nadica de nada contra us brasileiros e as brasileiras, especialmenti estas né? Foi só pegadinha, vai uma caipirinha? Só julguei qui o Axeu Rousi fossi di Jerucupirocidariçá do Ipaguaçu lol

Insano disse...

Não é implicancia meireles, era piada. A malra percebeu. C.C., eu não vivi isso na pele, mas é o que eu acho. É apenas a minha opinião.

C.C. disse...

Claro insano, nós os dois apenas temos opiniões completamente opostas sobre a mesma realidade, nada mais.

Insano disse...

Daí serem opiniões.

C.C. disse...

Exactamente insano. Cada um tem a sua e sempre respeitei isso.

C.C. disse...

E as cacetadas que o Tahar dava?

C.C. disse...

Claramente já me ando a trocar nos comentários, não há nenhuma prova que o Tahar dava cacetadas no Freddy. Mas não me espantava nada, O Tahar dava cacetadas em tudo o que respirava...

Insano disse...

Vai na volta foi o Tahar que matou o Freddie. E o Kurt...

Meireles disse...

CC acho que a idade tá a fazer estragos...já não destingues os posts onde fazes comentários????