sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Memórias

Ontem cheguei eu a casa depois do trabalho, acendi a televisão do meu quarto e comecei a fazer aquele desporto fantástico que é qualquer coisa chamada de "Zapping" , parei num canal que de vez em quando dá para matar saudades de programas da minha infância.É verdade, é mau mas por alguns minutos estive pregado à RTP Memória...meu Deus! Estava a passar um jogo de basketball de 1993. Eu nunca gostei muito de desta modalidade mas nessa altura gostava de ver por uma razão, o meu Benfica tinha uma grande equipa e jogava bem:)! Até tinha um cesto de basket e uma bola, que eu costumava jogar no parque de campismo do Meco. Passava tardes a lançar bolas ao cesto. Recordar jogadores de quem adorava ver jogar e principalmente porque eram da equipa que tem a cor do sangue que me corre nas veias. A grandes jogos assisti eu pela TV, na altura tudo o que era desporto passava no domingo desportivo e dava na RTP2 à tarde. Benfica e Porto tinham grandes equipas assim como os Estrelas da Avenida e a Ovarense. De momento só me lembro dos jogadores do SLB mas por acaso no Porto também havia jogadores de quem gostava, mesmo sendo do Porto... Lembro-me de assistir a grandes jogos entre Benfica , Porto e muitas vezes a Ovarense, nos Play-Offs que iriam determinar o campeão nacional de basketball. Fiquei, pois então, maravilhado a ver os últimos 20 minutos do jogo Benfica vs Estrelas da Avenida no antigo pavilhão da Luz. O 5 inicial do SLB era:
7- Carlos Lisboa
10- Pedro Miguel
9- Jean Jacques
12- Mike Plowden
14- José Carlos Guimarães
Havia ainda um jogador que entrava sempre que era o Steve Rocha que já não me lembro o numero, afinal já lá vai mais que uma década e já não me lembro do numero dele que vi ontem...lol.
Carlos Lisboa que a cada lançamento triplo que lançava,havia 90% de hipótese de fazer "cesto".
Pedro Miguel era o "base", o distribuidor de jogo
Jean Jacques era o poste e o gajo que marcava 50 mil pontos por jogo e que era raro falhar um lançamento livre.
Mike Plowden, animalzinho que andava aos encontrões com os jogadores adversários e o que ajudava Jean Jacques na luta debaixo do cesto.
Finalmente José Carlos Guimarães era o sangue frio da equipa, um jogador regular e muito certo durante todo o jogo.
Steve Rocha era o outro poste que começava sempre no banco.
É verdade,já me esquecia do grande Mário Palma, treinador que muitos títulos deu ao SLB nessa altura. É sempre bom recordar as coisas que nos faziam sentir bem quando éramos mais "putos", eu pelo menos dei por mim,15 anos depois,a vibrar por estar a ver aquela equipa, que me marcou naquela altura, principalmente porque era de basketball, que nunca foi um desporto que me agradasse mas que naquela fase da minha vida eu adorava ver.

9 comentários:

Insano disse...

está cientificamente provado que a RTP Memória foi criada com apenas e somente com o intuito de fazer regressar o Gabriel Alves.

Meireles disse...

Devo dizer que não é só o Gabriel Alves que voltou, pois já apanhei jogos de futebol em que o comentador era, nada menos, que o Rui Tovar...lembras-te deste?

Insano disse...

Meu Deus, lembro pois. Como é possível fazerem reviver esse monstro do comentadorismo?
Actualmente o meu preferido é o Carlos Manuel. Não consigo acreditar que aquele homem é pago pela Sporttv para fazer o que faz.
E que eu pago para ver jogos que ele comenta.

Meireles disse...

Carlos Manuel...bem é por isso que eu vou ver ao café os jogos e o máimo que pago é um café...e já sai caro para ouvir essa personagem...

C.C. disse...

E o Carlos Barroca? Já ninguém se lembra do Carlos Barroca?

Insano disse...

Do Carlos Barroca não me lembro. Elucida-nos.

C.C. disse...

O Carlos Barroca era um senhor de barba que percebia imenso de basket e entusiasmava-se bastante nos comentários, tipo: "Aaaaaaaaaahhhhhhhh grande cesto de CFRYNJ NHYYFJK, que foi formado nas escolas universitárias dos UHIOIJPOK no estado de VUYGHSAJSÇ e que jogava aos sabados a tarde com os padres da paróquia de F6TYUHIJ"

Insano disse...

Devia ser impagável, lol.

Meireles disse...

Lembro-me desse senhor sim.Era ele inlusive que estava a comentar o este jogo de Basket que foi aqui mencionado...eheheh