sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Desculpas e mais desculpas...

Há quem diga que pedir desculpas por algo que fez errado é boa educação e se eu disser que às vezes é uma atitude de pura prepotência? Estranho esta minha observação? Pode parecer mas para mim não é. Passo a explicar:
Nunca vos aconteceu, por exemplo, irem na estrada a conduzir o vosso valente bólide, sim porque para andar na estrada hoje em dia é preciso coragem, tamanho é, o imperssionante número, como hei-de de chamar...de "vegetais" ( estou a ser bastante educado), que andam a fazer de conta que conduzem, entrarem numa rotunda, por exemplo, e de repente um estúpido qualquer atravessar-se à vossa frente? Ou mesmo nos somáforos, nós na nossa faixa e outro estúpido faz pisca e sem olhar resolve atravessar-se à vossa frente? Aposto que já, a mim acontece milhentas vezes. Duas coisas curiosas:
- Primeiro fazem pisca, ok, até aqui tudo muito bem, mas e depois a parte de se atravessarem à nossa frente sem olhar? Isto é só fazer pisca e pimba, vamos lá para o outro lado sem ver quem vem lá, porque tou a fazer pisca e é isso que importa! Por amor de Deus! Qual é a parte do olhar para ver se alguém vem na outra faixa que não ensinaram a esta cambada de "vegetais"?
- A outra coisa curiosa é o que se passa a seguir, lá vem o tal pedido de desculpas com uma leve elevação do braço! Ok, pediu desculpa mas e se me batesse, do que é que me servia as desculpas? Como é óbvio, de nada! Atitudezinha preputente esta de fazer a coisa mal de forma consciente e depois pedir desculpa. Costumo dizer que as desculpas não se pedem, simplesmente evitam-se.
Mais um caso, as rotundas... pois é meus amigos, caso complicado este para muita gente, a questão das rotundas e das suas prioridades. Qual é a parte, que os ditos "vegetais" não perceberam, de que quem vem na rotunda tem prioridade?! Vamos numa rotunda e de repente um ignorante qualquer pensa que é mais esperto do que os outros e atravessa-se na dita cuja sem olhar, ou não, e lá temos nós de pôr pé ao travão para evitar um acidente. A seguir buzinamos que nem uns doidos ( pelo menos eu sou assim) e lá vem o tal pedido de desculpas, "ah e tal desculpe lá não o vi, ou pensava que tinha tempo de passar...", atitudezinha prepotende mais uma vez! Outra situação em que o pedido de desculpas poderia ser evitado se o tal índividuo cumprisse as regras... mas não, vamos lá ser mais espertos que os outros e vamos avançar, porque depois podemos pedir desculpas e pronto, fica tudo bem...enfim fico pior que sei lá o quê! Se não desse tanta chatice uma pessoa bater noutro carro, eu juro, que a estas pessoas eu até acelerava mais para bater com mais força, para que o dano e o susto fosse maior, podia ser que o susto servisse de lição (estou a ser positivo ao pensar assim). Atitude preputente porquê? " ah e tal vou-me atravessar, o outro carro tem de parar para não me bater, e depois é só pedir desculpa e ainda fico a gozar com o susto que a outra pessoa apanhou e com o seu estado algo alterado"... meus senhores e senhoras, este pedido de desculpas não é uma atitudezinha prepotente por parte dos outros indivuduos e até irritante? Qual boa educação qual quê, nestes casos ponham a boa educação num sítio que eu cá sei. Sejam civilizados...
Detesto estas atitudezinhas prepotentes, faz-me confusão as pessoas serem burras e ignorantes por iniciativa própria...

Sem comentários: