quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cala-te Policarpo...

Ponto prévio: sou agnóstico. Católicos, muçulmanos, hindus, para mim é tudo igual, e dentro das suas diferenças, desde que consigam viver em harmonia respeitando os rituais de cada religião é-me indiferente. Já tive na Basílica di Santa Maria del Fiore em Itália e numa mesquita na Líbia e garanto que o meu respeito pelas instituições foi igual. Isto para comentar as palavras de D. José Policarpo:”casar com um muçulmano é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam”. Posso dizer que perdi o respeito que tinha pelo cardeal patriarca de Lisboa. Foram palavras irresponsáveis, graves e discriminatórias. Esse senhor devia ter vergonha, pois em vez de ter uma acção de paz e harmonia entre as religiões opta pois espalhar a intolerância. Não podia deixar de demonstrar o meu espanto e total desacordo...

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu tb não sou crente, mas não me espantam as palavras do D. José Policarpo, até porque ele sempre foi um conservador, e por isso esteve nas cogitações para Papa, e olhando para trás a Igreja católica não tem propriamente uma mente aberta ou uma tolerância grande por quem não está do seu lado...
Relativamente ao assunto, casar com um muçulmano convicto não é de facto uma decisão que se tome de ânimo leve, as mulheres são de facto consideradas inferiores aos olhos dos muçulmanos...

C.C. disse...

Julgo (é a minha opinião não fiz nenhum estudo) que um muçulmano por exemplo em Portugal terá uma titude diferente de um muçulmano no Sri Lanka e de algum país menos tolerante (e aos defensores do Sri Lanka digo que foi um nome a calhas não me lixem...)

Anónimo disse...

Eu tb acho que sim, tou so a fazer de advogado do diabo ( e por diabo quero dizer o representante máximo da igreja católica portuguesa e figura mais próxima de Deus que temos, D. José Policarpo ). Aqui não vais obrigar a mulher a usar Burka, mas se sp foste educado para ser superior... É o mesmo principio, e há mts estudos sobre isto, de os filhos de pais que praticam violência doméstica, têm maior probabilidade de o fazerem tb...

C.C. disse...

Não concordo muito, talvez seja não sei bem. Mas não vejo problema num casamento entre pessoas de religiões diferentes...

Anónimo disse...

Que não seja essa a msg que eu deixei passar, não tenho qualquer objecção aos casamentos inter religiosos...

C.C. disse...

Não fiquei com essa ideia caro amigo... epá e temos um jantar por fazer certo?

Meireles disse...

Só para esclarecer...uma mulher ou homem que queira casar com um muçulmana ou muçulmano te obrigatóriamente de se converter ao islão. As palavras desse senhor realmente foram irresponsáveis mas não tenho dúvidas que as mentalidades são muito diferentes e de díficil aceitação por parte da mulher ocidental, visto que a mulher muçulmana vive para o seu homem não tendo muita liberdade de expressão. No entanto as palavras proferidas são sempre sensuráveis

C.C. disse...

Não Meireles há casamentos entre católicos e muçulmanos sem que um deles tenha se convertido. Um católico pode casar com uma muçulmana ou um muçulmano com uma católica sem que tenham de alterar a sua religião. Não podem no entanto, casar religiosamente o que é diferente (por casar religiosamente entende o casamento na Igreja com a benção do padre ou o casamento numa mesquita).