segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Memento

Não gosto muito de coisas absolutas. Não gosto de dizer que determinada coisa, pessoa ou situação é o ou a melhor. Por isso não tenho opinião sobre quem é o melhor jogador de futebol, ou qual foi o melhor filme que vi, ou qual é o melhor politico, actor, etc etc… Ontem revi um filme que quase digo que é o melhor filme que vi. Só não digo pois há mais um ou outro filme que também me fazem pensar isso. Bem, o filme é “Memento” filme de Christopher Nolan com Guy Pearce, Joe Pantoliano e uma fantástica Carrie-Anne Moss. Este filme é um autêntico quebra-cabeças. A própria sequência cronológica dos factos é colocada de forma peculiar. Para se perceber, pensem num fio como sendo a ordem cronológica da sequência dos factos. Agora cortem esse fio em 100 pedaços e numerem de 1 a 100. O filme é então ordenado assim 100 - 1 - 99 - 2 - 98 - 3 e por ai fora sendo que para diferenciar, umas partes estão a cores, outras a preto e branco. Original e fantástico. Sobre o filme apenas digo que trata-se da história de um homem cuja mulher foi morta e ficou com uma incapacidade incomum, não consegue formar memórias recentes. No fim cada um irá chegar a conclusões diferentes. Se puderem, vejam. Aconselho.

4 comentários:

Insano disse...

Enorme filme. Inúmeras memórias me ocorreram sobre a altura em que o vi. Essa semana foi das melhores coisas de sempre.
Só não percebi quem ganhou mais vezes no snooker da bomba de gasolina.
Abraço ;)

Insano disse...

Numa de nada a ver: o Comendador Horácio Roque esteve há momentos na Sic Notícias no programa Negócios da Semana. E gostei bastante de o ouvir. É um homem esclarecido e sem papas na língua. Mas com uma postura correcta e humilde. Julgo que te deve interessar. Assim que este estiver disponível, deixo aqui o link com a entrevista, para o caso de não teres visto.
Abraço

C.C. disse...

Ok, obrigado. Manda-me para o meu mail.

C.C. disse...

Eu acho que é óbvio...