quarta-feira, 15 de abril de 2009

A atitude certa?



Turquia: Galatasaray vs Fenerbahçe:
Um dos maiores e arrepiantes derbies do mundo do futebol, em ambiente, paixão e fanatismo. De fazer inveja a um Barcelona vs Real de Madrid, a um Benfica vs Porto ou até a um Inter Milão vs AC Milão. è verdade que o povo turco vive com muita intensidade o futebol, às vezes até de mais, mas, afinal de contas faz parte da própria cultura turca. São extremamente apaixonados e patrióticos.
Este é um exemplo de um dos dérbies de Istambul em que normalmente há sempre confusão, confrontos entre claques e até de jogadores em pleno relvado como o vídeo mostra. Falo disto porque já lá tive e durante 1 semana deu para ver um bocado da cultura da Turquia e a sua maneira de pensar. Falo por tanto com conhecimento de causa e não me espanta este tipo de imagens. Devo dizer, que além do que possa parecer, fiquei com uma impressão do povo turco muito diferente da que tinha. Fiquei com a imagem de um povo simpático e amável, imagem que não tinha quando lá fui aqui à uns bons anos atrás.
Voltando ao vídeo, a única coisa que me espanta é mesmo a atitude do árbitro. O árbitro é um senhor com equipamento azul e quando comecei a ver este vídeo, perguntei a mim próprio: "Onde é que está o raio do árbitro para por fim a toda esta confusão?" Vejam bem se vêem o senhor vestido de azul. pois bem lá continuei eu a ver a cenas de pugilato, empurrões para aqui, uma chapadinhas para acolá com umas quantas fitas pelo meio e quando tudo começa a sossegar mais, lá aparece o então senhor árbitro, o tal vestido de azul, lembram-se? Pois bem, não é que o homem resolve aparecer e começar a distribuir cartões vermelhos?! Pergunto-me a mim mesmo como é k ele conseguiu identificar quem eram os culpados de tamanha balburdia? Para mim era tudo para a rua, mas essa é a minha opinião radical lol. Então n é que o senhor esteve sempre a observar toda aquela confusão? Limitou-se a observar e deixou que os próprios jogadores, com o apoio de algumas pessoas de ambos os bancos de suplentes, se acalmassem para, então, começar a distribuir cartões. Achei uma atitude fantástica! Os protagonistas têm de ser sempre os jogadores mesmo nas cenas de porrada lol. Pergunto-me: "Como seria cá em Portugal, por exemplo num Benfica vs Porto?" Aposto que o árbitro teria feito papel de palhaço, ao tentar separar os jogadores iria ser empurrado para aqui e para ali pelos jogadores e no fim ainda era capaz de levar uma bela de uma porrada e ainda, como se não bastasse o possível papel de palhaço, não conseguiria avaliar a situação e expulsar quem quer que fosse e muito provavelmente expulsaria jogadores injustamente... Estarei errado?
No meio de tudo isto o jogo ficou 0-0 e as hipóteses de ambas as equipas chegarem ao 1º lugar é muito remota. Salva-se portanto o facto de ninguém perder e ninguém poder gozar uns com os outros o que seria deveras pior, na minha opinião...

Sem comentários: