terça-feira, 14 de abril de 2009

Porquê?

O símbolo da Páscoa é o ovo da páscoa certo? Ovos de chocolate embrulhados em papel brilhante, com muitas cores, amêndoas da páscoa sejam elas tipo francesas ou tipo milão ou até de chocolate pulvilhadas com canela (as minhas preferidas :P) ou até com açucar em pó, folares da páscoa ( que também trazem um ovo, embora o folar transmontano não tenha nada a haver com o folar do dito ovinho), tudo isto são simbolos da páscoa, certo? Então podem-me dizer que raio é que o coelho da páscoa tem a haver com ovos e amendoas? Por acaso os coelhos põe ovos e comem amêndoas, ou vice versa? Porquê o coelho?

10 comentários:

Ana disse...

Vê lá se isto responde á tua pergunta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coelhinho_da_P%C3%A1scoa

beijinhos

Feitiozinho disse...

Na verdade não se trata de um coelho mas sim de uma coelha.

Esta era uma devassa e meteu-se com o galo lá da quinta. Para além de devassa gostava muito de doces. Passados 9 meses vieram uns ovos, que para grande espanto da galinha trouxeram uns coelhos de chocolate e que só se alimentavam a amendoas! :P

Acho que toda a gente já sabia disto, certo?! ahahah

Meireles disse...

Ana:

A fantástica wikipedia...resolve sempre todas as dúvidas. Para ser sincero li esse artido antes de escrever este post, mas no entanto continuo com dúvidas.Qt á capacidade de reprodução do coelho e assim simbolizar o renascimento, conceito a que se associa à ressurreição, concordo, mas por exemplo o rato, também conhecido pelas sua capacidade reprodutora...mas no entanto nem um nem outro põe ovos. Já quanto à lenda do coelho ter levado os ovos da pobre galinha...tá bem até posso aceitar mas continuo com as minhas dúvidas. Isto leva-me a acreditar que o coelho é um "ppiqueno ladrão".. No outro dia vi numa loja um cesto com ovos de chocolate c um coelho em cima dos dito cujos...tem lógica?lol

Beijos

Meireles disse...

Feitozinho:

Já me fizeste rir..sim senhor! Confesso que isso foi uma "salganhada! do pior naquela capoeira.A coelha mete-se com o galo mas a galinha é que dá à luz os coelhos e ainda por cima de chocolate, já para não falar no espectacuçlar hábito alimentar dos "doces" coelhos...eheheh
Tá bem amanhada essa explicação! lolol

Mulheka disse...

O que eu quero saber é: Já provaste amêndoas de chocolate com canela? Bem boas, isso é que é!

Quanto ao coelho, bem... não é um coelho mas uma galinha com deformações genéticas que a fazem parecer um coelho!

Meireles disse...

Mulheka:

Ficas já a saber, que as amêndoas de chocolate com canela são as minhas preferidas! Ainda agora tou com umas quantas à minha frente e a comê-las :P.
Quanto à galinha, eu bem me parecia que aquelas orelhas não eram muito normais lol

Ana disse...

Acho que na lenda o coelho ficou com a fama de ter trazido os ovos e não de os ter roubado. Não estejas a difamar o coitado! :-)

Além de imcompreendido ainda é ladrão?lol

Meireles disse...

Ana:

Ó Ana então mas o coelho levou os ovos sem pedir autorização aos filhos da senhora. O maroto passou a correr e sem dizer nada a ninguém levou-os assim sem mais nem menos...n á difamação, isto é uma burla e tanto a galinha como a senhora pobre e seus filhos foram vitimas de burla de um coelho. Devia de ser processado esse coelho. Ao inves disso, ainda o põe como simbolo da páscoa....lol ;-)

Ana disse...

Espera lá... a senhora escondeu os ovos, e os filhos descobriram-nos. O coitado do coelho só estava de passagem e acaba por se ver metido nesta alhada toda? Acho que quem se devia sentir burlado era ele! lol

Meireles disse...

Ana:

lol é o que se chama, estar no sitío errado, na hora errada...lol