sábado, 6 de dezembro de 2008

Dezembro mês de Natal

Ponto prévio: gosto da época do Natal. Dou muito valor a passar uns dias com a minha família, faço questão em estar nem que seja um bocadinho com todos os meus irmãos, é um altura de que gosto. Revejo primos (passamos o Natal todos junto) e o resto da família que vejo menos. Faço um jantar (já há alguns anos) com os meus amigos mais próximos, algo que também gosto bastante. Mas irrita-me o pseudo-espirito de Natal, parece que em Dezembro toda a gente fica boazinha, simpática, generosa… é tipo um sentimento de culpa que assalta a maioria das pessoas. Durante os restantes 11 meses do ano, anda-se de trombas (DJ nada de piadas que a pessoa em quem estás a pensar não é para aqui chamada), fala-se mal de tudo e de todos e trata-se toda a gente abaixo de cão. Em Dezembro é só simpatias. Durante 11 meses nem há um “bom dia” em Dezembro há “bom dia, como está? Está tudo bem consigo?”. É uma hipocrisia. Como se levou 11 meses a tratar mal o pessoal, a esquecer que existe um irmão, uma mãe ou uma avó, e para obter perdão divino corre-se para os hipermercados consolar a crise consumista comprando prendas para dar. E as campanhas do Banco Alimentar e seus derivados? Bem parece que as criancinhas em África só passam fome em Dezembro, de resto são grandes jantaradas em Angola, Moçambique, Iritreia… Até Dezembro não mandamos um pacote de arroz para África mas em Dezembro lá enchemos um saco que nos dão à porta do hiper e colocamos lá uns pacotes de arroz, massa, farinha (de marca branca para ser mais barato e pensamos que lá passasse fome até mais não, portanto a marca é indiferente logo vai a mais barata). E lá compramos a entrada no céu pelo menos até à passagem do ano. O estranho é que até as pessoas de que não se gosta no Natal são contemplados com aquela simpatia extra, e aquele abraço… Somos muito hipócritas… Isso é algo que não sou, sou uma besta em Janeiro, Março, Agosto ou Dezembro. Se não gosto de uma pessoa em Setembro também não gosto em Dezembro. Que raio pá…. Parece que em Dezembro tudo é amor, felicidade, generosidade, e depois gasta-se a quota toda do ano. Coisa mais estranha… Repito não é que não goste do Natal, só me parece que esta época revela a mais cínica de todas as faces da sociedade. Será que alguém realmente quer saber, mas realmente mesmo, sobre as criancinhas a passar fome em África? Alguém pensa nisso em Agosto? Ou em Agosto como vamos de férias ninguém passa fome? Não era preferível sermos mais equilibrados durante o ano inteiro em vez de gastarmos todo o amor pelo próximo em Dezembro?

10 comentários:

Insano disse...

Tens (quase) toda a razão. É uma época de cinismo e capitalismo desenfreado. Cada vez gosto menos do Natal. Ou melhor, cada vez esta altura do ano me diz menos. Este ano até vou trabalhar nessa altura e tudo, por causa das coisas.
Quanto ao Banco Alimentar, não é bem assim. Eu próprio já fiz voluntariado nisso. Há campanhas o ano todo e os portugueses até são generosos nesse aspecto.
O que se faz é aproveitar estas quadras (Natal e Páscoa) em que as pessoas andam mais generosas para alargar a campanha, dar-lhe um carácter nacional (durante o ano é regional, umas vezes aqui, outras ali). Desta forma consegue-se resultados impressionantes.
De resto, tens toda a razão.
Abraço (e lá estarei no jantar de Natal) ;)

C.C. disse...

Caro insano, como disse nada tenho contra o Natal, até é uma época que gosto bastante e tento estar com os que me são mais queridos. O que eu critico é a predisposição das pessoas para a caridade: Parece que em Dezembro é muita e nos outros meses não existe. Parece que em Dezembro cai um manto de culpa nas pessoas que tentam redimir-se. O problema não é o fazer em Dezembro é o não fazer nos outros meses.

Insano disse...

Eu percebi e disse-te logo que concordava. Sei que até levas o Natal mais a sério que eu.
Só esclareci a parte do Banco Alimentar ;)

Anónimo disse...

Epá pronto... eu não digo nada...
De facto não sei bem o que é que esta quadra tem, mas de facto tem kk coisa... Eu sou cínico e capitalista o ano todo, portanto nao vejo razão pa mudar no Natal, mas se as pessoas mudam, nem que seja por um mês, é melhor que nada, claro que se devia dar o ano todo, mas se se der em Dezembro já é melhor que nunca dar...
E de facto não sei o porquê, mas sinto-me mais simpático nesta quadra, sou mais paciente, até encontro a capacidade de desculpar coisas que normalmente não desculpo. É Natal, o que quer que isso signifique...

C.C. disse...

Mas DJ o mau feitio sou eu não és tu...

C.C. disse...

Insano não sou contra o Banco Alimentar, a minha critica é apenas para com o facto de só em Dezembro as pessoas lembrarem-se da caridade. Para mim não é solidariedade, fazem-no para se sentirem bem com elas mesmos. No fundo ao serem solidários com terceiros estão a mostrar todo o seu egoismo. Pronto lá vem polémica... lol

Insano disse...

Mas eu estou desde o primeiro comentário a dizer-te que tens razão e que percebi à primeira e tu continuas a justificar-te?

C.C. disse...

Mas eu não me estou a justificar, estou apenas a comentar, só isso.

An0rMaL_DoX6070 disse...

omg lol!

A única coisa que eu odeio assim mais no Natal, é a excessiva publicidade que se cria em torno disso. Chega-se ao ponto de começarem as promoções e os enfeites de Natal a meio de Outubro (pra quem não quiser fazer as contas, são dois meses e meio de antecedência!!). Mas pronto, tirando isso, e o já referido surto de caridade e simpatia, o Natal é até bastante agradável. Este ano lá vão as minhas irmãs abrir mais um saco de plástico de tamanho industrial de prendas, e lá vou eu arrecadar o meu dinheirinho anual (cada um com o seu papel na complicada teia de consumismo natalício).

C.C. disse...

Obrigado pelo comentario X6070 (para abreviar o nome) espero que continues a passar por aqui. No fundo trata-se disso, de uma fúria consumista no final do ano. E o que acontece muitas vezes é o famoso se não os podes derrotar junta-te a eles, e acabamos sempre por fazer isso. Olha Bom Natal para ti, com a devida recolha monetária e muitas prendas para as manas.