quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estranho olhar

Com o aproximar do final do ano a actividade bancária ganha "emotividade" - leia-se anda tudo completamente louco até ao final do ano -, e hoje tive de dar uma "ganda volta" - Setúbal, Almada, Barreiro, Palmela, Setúbal, Almada, Cascais, Almada, Setúbal -. Foi um fartote de gastar petromax. Mas foi no Barreiro que o tempo parou. Ia eu direitinho para a Quimiparque quando do meu lado direito estava montanto um circo. Desde já digo que não gosto de circos, não sei porquê, não gosto. Estava a parafrenália toda instalada, camelos, cabras, porcos, cães, cavalos, etc etc... Paro no sinal vermelho, olho para o lado e vejo um camião-jaula e lá dentro um tigre. O animal era enorme e tinha um ar completamente calmo, mas estranhamente triste. olhou na minha direcção e manteve aquele ar calmo. Fiquei parado a olhar para ele. O animal tinha escarrapachado na cara uma mensagem: "o meu lugar não é aqui"... e dei por mim a responder: "pois é calmeirão também não sei se o meu é..."

4 comentários:

Pronúncia disse...

C.C., detesto circos. Nunca gostei, nem mesmo quando era miúda.
Uma das razões desse meu asco a esse tipo de espectáculos é precisamente o "estranho olhar" do animais. Sempre que olhava para um ficava (e fico) imensamente triste.

Podes crer que o lugar do tigre não era ali... e o tigre não pode escolher, enquanto tu ainda tens alguma escolha, por pequena que seja ou possa parecer.

C.C. disse...

Pronuncia,

se calhar por questões culturais não me afecta ver cães, gatos, cabras ou mesmo cavalos pois de alguma maneira a sua domesticação é algo já convencionado, agora um tigre não, uma tigre é para esta solto, livre...

Feitiozinho disse...

Confesso que tenho um sentimento misto em relação aos circos. Lembro-me de ser miuda e simplesmente adorar: aqueles tipos voavam, tinham cavalos como os das series animadas (tudo excepto os palhaços, nunca gostei deles...).

Hoje em dia não coonsigo achar piada, acho tudo tão pobre, principalmente quando vejo os animais naquelas mini jaulas, com um ar completamente apertado e deprimido...

Mas sim, tenho recordaçoes de grandes momentos passados no circo de quando era gaiata

C.C. disse...

Feitiozinho,

em abono da verdade o calmeirão até estava (ao que me pareceu) bem instalado num camião jaula grande, com palha e algum espaço...

o que me fez confusão foi mesmo o olhar triste do bicho...