terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sensações opostas

Estou eu em casa e dou por mim a pensar... como é possível sentir duas sensações em que uma é precisamente o oposto da outra? o ter saudade e ao mesmo tempo não ter, querer ver muito uma pessoa e ao mesmo tempo não querer. Estúpida sensação que nos deixa inquietos e que ao mesmo tempo nos cria um grande nó no cérebro.
Saudade porque sentes falta de algo que já tivestes, saudade de todos os momentos desde o inicio de tudo até praticamente ao fim, bons momentos que não irás mais repetir mas por outro lado lembras-te do sofrimento que pessoas com quem vivestes te causaram quando tudo acabou... da forma como tudo de repente acabou, de te aperceberes que afinal toda a segurança que sentias e que te transmitiam não eram mais do que meras palavras que valem aquilo que valem, palavras que se dizem no momento, palavras do que se sente naquele momento e que não significa que dure para sempre mas que nos leva a pensar que aquelas palavras são eternas e que nos irão acompanhar até ao fim dos nossos dias. Um defeito meu, é o de acreditar em demasia nas pessoas, acreditar nas suas palavras e tomá-las como eternas e acabar por ter excesso de confiança. Tudo parece um sonho, e que vai na volta, até achas estranho tudo o que te está a acontecer de tão bom que é. Sentes-te com confiança, sentes que nada nem ninguém te pode atingir, sentes que podes alcançar todos os teus sonhos... de repente toda a confiança e toda a moral que possuías se transforma em pó, tudo desaparece sem qualquer tipo de aviso e tu cais, cais e continuas a cair até bater no fundo...depois fica o tal sentimento do querer e ao mesmo tempo não querer, recordas os bons momentos mas logo a seguir lembras-te do sofrimento porque tens passado....uff!!! é cansativo e repetitivo toda esta situação e todo este labirinto de sentimentos mas não tens outro remédio que é o de deixar o tempo passar, fazendo este o seu trabalho, ou seja, transformar o passado presente em futuro passado... no entanto não há ninguém que me conheça melhor do que eu próprio, eu sei o que sinto e o que senti, posso não ser sorridente e estróvertido mas sou sincero nas palavras, por isso, a minha consciência está tranquila e o que me tem valido desta vez é mesmo a minha própria consciência. Não sou perfeito nem nunca o vou ser porque faz parte do ser humano não o ser, sei que há coisas em mim que tenho que melhorar mas fico descansado porque não sou só eu que tenho defeitos pois todos nós os temos, triste é aquele que nos condena e que não olha aos seus próprios defeitos. Acusam-nos de certos comportamentos mas será que estão a ser justos? Será que olharam para os seus próprios defeitos? Será que têm o direito de dizer " tu és isto e aquilo"? Qual é a moral das pessoas de nos acusarem? Conhecem-nos o suficiente para de um momento para o outro nos julgar? Em alguns meses passamos de bestiais a bestas. Disseram-te que eras um doce e um querido e de um momento para o outro passas a ser frio e distante...onde está a coerência de sentimentos? Entenderia tudo isto se o individuo fizesse algo de grave e imperdoável à outra pessoa mas...e quando não acontece nada de grave? Qual é a razão de passarmos de bestiais a bestas em tão pouco tempo?
O ter a consciência tranquila não quer dizer que tenha o espírito descansado...

2 comentários:

Tiago disse...

Antes de mais gostaria de "parabenizar" (sempre adorei esta palavra de estilo abrasileirados) os fundadores deste blog. Como já se disse aqui e bem, é uma boa maneira de exteriorizar algumas coisas que nos vão cá dentro. Embora como amigo bastante próximo do Meireles, não sejam para mim novidade algumas destas ideias. Só não sabia que ele agora era escritor! Mas até agora tou a gostar. Só tenho um reparo, a cor das letras com o fundo preto, provocam umas luzinhas nos olhos qdo se passa para um fundo branco (como o dos comentários, p.e.) Deve acontecer-vos o mm :)
Continuem com esta onda de crítica... mas também espero ver aqui alguma coisa de positivo (não que as críticas no blog não sejam positivas na sua essência, poderão abrir os olhos a muita gente que anda aí a dormir, mas o mundo não tem só mal)
Abraços

Anónimo disse...

Não me espantei muito com o que li, pois penso saber donde e porque provém. Mas seja como for ao menino que eu achava dou os parabéns por já ser um Homem. Que sente e escreve-o da forma directa que o faz é como se pintasse numa parede branca o pensamento. Mas...ser poeta não é ser sofredor e por isso a vida é uma alegria e uma benção só que para ser Vivida tem de ser por vezes sofrida para se evoluir. Um beijo com 'e' da Roamana