sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nós e os outros

Egoístas são os que exigem comportamentos que não têm;
Injustos são os que acham que tudo o que os outros fazem não tem custos;
Mas aquilo que damos nem sempre é aquilo que recebemos;
E o que custa fazer só nós sabemos.
Mas afinal porque é que nos importamos?
Mas afinal porque é que nos chateamos?
Só queremos que todos façam o que nós fazemos,
E é assim ou nós morremos.
Procuramos tanto aquilo que queremos, e quando encontramos...
Os ladrões não são apanhados e nós perguntamos porquê?
Mas no fim apercebemo-nos de tudo.
E quem somos nós?
Somos aquilo que queremos?
Ou somos o que os outros querem?
Mas se sou o eu que quero ser, não serei egoísta?
Mas se sou o que os outros querem que eu seja, não serei uma construção?
E para que serve toda esta dúvida?
Afectarei eu alguém?
Se o faço, faço-o sem querer, pois tal não é minha pretensão.
Mas a afectar prefiro ser o eu que sou eu, nem que seja derrotista,
Mas nunca serei uma ilustração.

Que a tristeza do passado e o medo do futuro não retire a felicidade do presente.

3 comentários:

Insano disse...

É precisamente isto que nos faz não viver na apatia. Agir e reagir.

C.C. disse...

Escrevi este texto tinha uns 20 anos. Claramente tinha uma visão muito diferente da de agora. Não querendo ser um reflexo ou uma construção perdi a ilusão de ser possível ser 100% honesto, verdadeiro, real. Como diz o Dr. House: "Todos mentem"

Insano disse...

E o House é que sabe!