terça-feira, 9 de junho de 2009

Sardinhada

"É pá puto e se num domingo destes combinássemos uma sardinhada e uma caracolada lá na garagem?"- Disse o Sérgio. A minha cara esboçou um sorriso e a resposta foi clara. Por mim estava combinadíssimo.
Na véspera, no Sábado, lá fomos nós comprar uma grades de "mines" (maneira como bom setubalense que se preze, pronuncia as "piquenas" garrafitas, as minis) ao Jumbo. Duas grades de "mines" Cristal. Bom preço, boa pinga, estava tudo satisfeito.
Domingo lá fomos nós para uma maratona de sardinhas e caracóis com o Sr Morgado (pai do Sérgio) à frente do leme, ou melhor, à frente do fogareiro. Cheguei à garagem e começámos a fazer as contas à cerveja e ao pessoal que ia e acabámos por achar que mais uma grade não era mal pensado e lá fui eu ao "Jumber" comprar mais uma grade de Cristal com a "Carlota".
Chegámos assim à garagem e tendo à nossa espera três grades de minis, sardinhas e caracóis. Já cheirava a lume e lá estava o Sr. Morgado à frente das brasas todo contente. Muita conversa, uma "mine" aqui, outra acolá, tempo para por a conversa em dia com o Jorge e o Xequé pessoal que já não via a algum tempo, nada melhor do que um dedo de conversa antes de um grande almoço. Entretanto, as sardinhas e os carapaus começavam a ficar prontos e lá fomos nós um a um para a mesa. Carapaus para a Susana e para a Iolanda (acho eu, porque eu só tinha olhos para as belas sardinhas) e as sardinhas para o resto do pessoal. Pensei eu: "hum...que belo aspecto e que excelente fim vão ter estas sardinhas", já me crescia água na boca ao ver o belo peixe tão douradinho e reluzente. Bela almoçarada que se seguiu e posso dizer que comi sardinhas até cair para o lado. Fui o último a sair da mesa, juntamente com o Sr. Morgado, éramos os últimos resistentes. Perdi a conta ao que comi mas sei de uma coisa: as sardinhas estavam excelentes, não podiam estar melhores. Parabéns ao Sr.Morgado! Pra finalizar, não podia faltar o pãozinho com aquela gordura da sardinha acabado de torrar no fogareiro. Que bela maneira de finalizar aquele almoço, muito bom mesmo. Cafezada feita pela Sra. Morgado e pelo Sérgio para aconchegar a enxurrada de sardinhas que se abateu sobre o meu estômago, que por esta altura já parecia dois. A seguir uma cartada. Uns a jogar ao Olho e outros a jogar uma bela "suecada", onde eu me incluía. Eu e o meu parceiro, o Jorge estávamos em grande ao passo que a Rute não conseguia acompanhar a matreirice do Sr. Morgado que já leva muitos anos de sueca. Fomos imbatíveis!
Hora de fazer os caracóis (acho que houve uns quantos que não queriam ir para a panela, pois tentaram de tudo para fugir), bem picantes como deve ser para ajudar a puxar a pinga. Que boa estava também a caracolada. Mais uma vez os meus parabéns ao Sr. Morgado!
Nisto é o que dá quando se juntam os amigos, uns copos e bela comida. Boa companhia, boa disposição e muito riso para ajudar a afastar os problemas e frustrações do dia-a-dia. O meu obrigado à família Morgado e aos amigos que tenho. Passou-se um belo dia e que se repita por muito tempo, pois são estes dias que nos fazem sentir vivos...

PS: Para finalizar o dia, já em casa e antes de me deitar teve que ir uma águinha c gás porque acho que a digestão ainda não estava feita...lol

4 comentários:

Ana disse...

Amigos, patuscadas e boa disposição! Dias desses é o que todos queremos e o resto é conversa!

Os Morgados são sempre um espectáculo heheh! (eu sou de uma enooorme família de Morgados!)

bjocas

Meireles disse...

Ana:

És uma Morgado? lol Que coincidência! Tá visto que os Morgados é só gente boa: ;)
Estes dias fazem falta e cada vez me apercebo mais disso!

Bjokas grandes!

Ana. disse...

É disso que eu, também, gosto!

Meireles disse...

Ana. :
Pois eu também adoro estas coisas.Grandes almoçaradas que se arrastam pela tarde e copos à mistura...lol