domingo, 8 de março de 2009

Cartão do Cidadão (parte II)

Finalmente fui fazer o famoso cartão do cidadão, tudo se passou neste sábado. E realmente trata-se de mais uma farsa conforme já me referi a anteriormente. Nem vou fazer menção à publicidade enganosa feita pelos meios de comunicação social sobre os 12 minutos que demorou o processo de emissão do cartão do cidadão do Sr. do Governo. Conforme já tinha referido, na semana passada fui à Loja do Cidadão de Setúbal e às 9h30m já não distribuíam senhas. Uma vez que trabalho, não tenho hipóteses de fazer o cartão durante a semana e não me apetecia muito tirar um dia para tratar disso. Mesmo assim na quinta-feira passei na Loja do Cidadão nas Laranjeiras pelas 10h e disseram que já não havia senhas. Mas adiante, sexta-feira à noite lá fui sair para libertar o stress de uma semana de trabalho e deitei-me pelas 4h. Eram 7h e começa o despertador do telemóvel “Deceived by my eyes, and all I was told I should see. Opinion's not mine, the person they taught me to be…” e lá acordei com o habitual mau feitio de quem acorda às 7h num sábado. 7h30m estava na Loja do Cidadão que abre às 9h30m. Pensei que deviam já lá estar 10 ou 15 pessoas. Certo? Errado. Já lá se encontravam 87 pessoas (contei mesmo) em fila à espera que a Loja abrisse. O primeiro senhor estava lá desde as 3h. Achei aquilo uma aberração.Sono, muito sono. Posso dizer que às 9h30m a fila devia ter cerca de 300 pessoas e que nem toda a gente que estava na fila teve direito a ser atendido, pois “temos de fechar às 15h não podemos atender todos, hoje é sábado temos direito ao nosso descanso da tarde”. Senha A34 aqui para o C.C., pensei em sair, mas enquanto se distribui senhas não podemos sair. Esperei. Sono, muito sono, sono... Reparei que dos seis balcões apenas um estava a tratar das senhas A. Sai, tomei o pequeno almoço, comprei o jornal, voltei, estava no A7. Pensei “isto vai ser bonito vai”. 13h45m lá assinei os papeis e pensei que estava despachado. “Agora tem de cá vir quando receber uma carta em casa, tira uma senha B e pode levantar o cartão, mas venha muito cedo que ao sábado só distribuímos 20 senhas B”. Foda-se…

12 comentários:

Mel disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, há coisas fantásticas, não há?

:D:D:D

Anónimo disse...

Então mas tu tavas à espera do quê?, mas também te digo, se não fosse o cartão único, esse processo tinha que ser repetido 3 vezes, em vez de uma, daí que facilite a vida. Só sabes ver o lado mau das coisas, que mau feitio!!! Um dia que eu precise de ir ao banco quero ver se vais lá ao sábado pa me atender ou se tenho k me baldar ao trabalho....

C.C. disse...

DJ no banco - que é uma instituição comercial com objectivo de gerar lucro e ao qual só vai quem quer - podes fazer tudo pela net. O Estado é diferente, ou não? É que se calhar não...

C.C. disse...

Mel,

é fantástico é, havias de ver o meu mau feitio logo pela manhã, tava cá com uma vontade de insultar... lol

Já passou, agora tenho uma guia só vou buscar o cartão quando tiver de férias... lol

Ana disse...

Eu já passei pelo mesmo...
Como tive uns dias de férias recentemente, decidi ir até ás Laranjeiras tal como tu, mas num dia de semana. Depois de ter conseguido tirar a senha, vi que tinha mais de 90 pessoas á frente. Fui até ao Colombo, passeei, almocei e, quando lá voltei, continuava com mais de 70 pessoas á minha frente. Voltei a casa, dormi a sesta (hehe) e quando lá voltei perto das 16h continuavam mais de 40 pessoas á minha frente... epá, desisti! Tão depressa não volto a tentar.

C.C. disse...

Obrigado Ana, alguém que percebe o quanto aquilo chateia. E eu não podia desistir pois já tinha o BI caducado e não dá jeito nenhum andar de passaporte no bolso.

Feitiozinho disse...

Sei que enquanto não estiver tudo a funcionar correctamente não tiro esse afamado cartão do cidadão.

Tive uma aventura parecida quando me disseram que tinha que trocar o meu cartão de utente, pois o meu ainda indicava que tinha um sub-sistema de saúde (acho que isto impedia que aceitassem as minhas receitas e respectivas comparticipações).

Na altura deram-me um papel, dizendo que agora já não se emitia aquele cartão e que a opção seria fazer o tal cartão do cidadão. A verdade é que mesmo com o cartão de cidadão, a componente do cartão de utente não funciona...

Enfim, recuso-me a passar horas numa fila para um cartão que até agora parece que é só para show off :|

C.C. disse...

Deixa-te ficar quieta Feitiozinho que aquilo é mesmo perder tempo...

Mel disse...

E dizem vocês que vivem na civilização...pelo menos por cá não me chateio assim...:D

Mas só para o ano é que posso comentar à séria, que é quando caduca o meu B.I., até lá vou gozando um cadinho com vocês.

:P

C.C. disse...

Então para o ano vais ver como é esperar uma porrada de horas sem hipótese de escapatória lol

Anónimo disse...

bom tenho quer fazer uma critica, porque estou com o meu cartao cidadao, porem, a senha tem que cadastrar no banco e porque nao fazer um esquema de cadastrar essa maldita senha pela internet ou telefone. odeio ir no banco!!!!
sao uns burrossssssssssssss
so querem atrazar o lado de quem é trabalhador e nao tem tempo para fazer essas coisass, seus indiotasss vao fazer aalgo mais simples e objetivo seus porraaaa!!!!!!!!!!!!!!!

C.C. disse...

Caro anónimo,

Peço desculpa mas não percebi népia do que escreveu, tem de cadastrar (?) a senha (?) no banco (?). Se é banco, é Banif lol...